Bibliotecas

1. Biblioteca Setorial

A biblioteca setorial do Programa de Pós-graduação em Biologia Animal, conta com um crescente acervo. Localizada em anexo à Secretaria do curso, nos últimos anos tem recebido amplo apoio da FAPEMIG, permitindo a aquisição de obras para ampliação e atualização de conteúdos para aulas, protocolos de laboratório e consultas dos orientadores e estudantes, não só do Programa, mas de outros usuários dos diferentes departamentos de outras áreas biológicas.

 2. Biblioteca Central da UFV

 A Biblioteca Central, órgão suplementar da Universidade Federal de Viçosa, vinculado administrativamente à Pró-Reitoria de Ensino, foi criada em 1969 e é regimentada pela Resolução no 05/93 do Conselho Universitário da UFV.

Tem como missão contribuir efetivamente para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, propiciando acesso aos serviços informacionais nas diversas áreas do conhecimento, de forma qualificada, rápida e atualizada, visando contribuir para a formação do profissional e do cidadão e para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da sociedade.

Suas atribuições são as de seleção, aquisição, classificação, catalogação, organização, armazenamento, conservação, restauração, disponibilização, treinamentos e disseminação das mais diversas fontes de informação aos seus usuários. Presta serviços de assistência às bibliotecas setoriais do campus de Viçosa bem como às bibliotecas dos campi de Florestal e Rio Paranaíba.

Além da comunidade universitária, a Biblioteca Central é também aberta à comunidade viçosense e demais pessoas que possam necessitar de seus serviços, um exemplo disso é o empenho de professores das escolas da região, que trazem seus alunos às visitas orientadas e promovem a utilização do espaço PROLER, como parte das ações de incentivo à alfabetização e à leitura. O PROLER também abriga iniciativas de outros grupos, entre alunos e servidores da UFV, que usam o espaço para reuniões e debates sobre questões ligadas à literatura, aos livros e aos leitores.

A Biblioteca Central está localizada no centro do campus universitário de Viçosa e ocupa um edifício moderno e funcional de quatro andares, com área total de 12.816,59 m2. Disponibiliza aos usuários mais de 2.050 postos de estudos que incluem salas de uso individual e em grupo, além de sala de videoconferência, coleções especiais, coleções de obras raras, multimídia, mapoteca, espaço para leitura de lazer, espaço para pesquisa às bases de dados e periódicos eletrônicos, hall para exposições diversas e um auditório.

Foi construída em conformidade com as normas de segurança e acessibilidade de prédios públicos e, tanto a entrada principal quanto a entrada secundária, permitem acesso aos deficientes físicos, com amplas áreas de circulação e 02 elevadores.

No andar térreo, funcionam setores administrativos como: a Diretoria, a Diretoria assistente, o Apoio administrativo, a Secretaria de expediente, o Setor de Restauração de obras, e setores de atendimento como: a sala de Reservas, o Serviço de Referência e Atendimento ao Público, os terminais de consulta ao acervo através do sistema PERGAMUM com auxílio ao usuário, (www.bbt.ufv.br), o serviço COMUT, e terminais para acesso ao portal da CAPES. Possui amplas áreas de estudo, sala de vídeoconferência com 60 lugares, o auditório de 170 lugares, hall de exposições.

No 1º andar localizam-se 03 salas com revestimento acústico para estudo em grupo, 12 salas de estudo individual, sala de acervo multimídia, mapoteca, coleção das Nações Unidas (Biblioteca da ONU), Serviço de Processamentos Internos, Seção de Seleção e Aquisição, Seção de Catalogação e Classificação e de assistência às Bibliotecas Setoriais, Seção de Acervos Digitais, coleção de Obras Raras, o Sistema Brasileiro de Informação do Café – SBICafé, Mapoteca e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFV.

No 2º andar localiza-se a coleção de livros, teses, dissertações e boletins, a Seção de Circulação e Empréstimos e a área de leitura, com mesas para estudos em grupo e individuais.

No 3° andar localiza-se a Coleção de periódicos e amplas áreas de estudos.

A UFV conta também com 11 bibliotecas setoriais, que somam uma área total construída de mais de 1000m² à disposição dos estudantes nos diversos departamentos, além de duas bibliotecas nos campi de Florestal e Rio Paranaíba.

O sistema atual de gerenciamento do acervo é o PERGAMUM, o qual possibilita colocar à disposição dos usuários o catálogo e a movimentação de sua conta, como em reservas e renovações via internet, e também a administração das rotinas de circulação de materiais, garantindo a relação entre usuários e a Biblioteca. O sistema facilita, ainda, a troca de informações e o compartilhamento de registros bibliográficos com outras bibliotecas, de outras instituições, do país e do exterior.

 O acervo bibliográfico, localizado na Biblioteca Central é (Atualizado em 31/12/2019):

  • Livros (número de exemplares) = 191.043
  • Número total de Títulos de Periódicos = 7.654
  • Publicações Seriadas = 43.970
  • Teses = 34.720
  • Separatas = 10.540
  • Relatórios =11.008
  • Folhetos = 5.308
  • Obras Raras = 1.299
  • Obras em Braille = 2.657
  • Recortes de Jornais = 2.902
  • Microfichas = 3.361
  • Microfilmes = 110
  • Videotape = 621
  • Outros materiais especiais = 5.777

A Biblioteca Central é biblioteca depositária da ONU – Organização das Nações Unidas e tem entre seus principais usuários, os alunos do Colégio da Universidade, o COLUNI e graduação. Oferece, também, o acesso ao Sistema Brasileiro de Informação do Café – SBICafé (disponível em www.sbicafé.ufv.br), o portal Periódicos da CAPES (títulos de periódicos), bem como bases de dados de referenciais. É biblioteca base do COMUT (Programa de Comutação Bibliográfica) que, em 2018, recebeu 60 pedidos e enviou 54, entre anais de congresso, partes de documentos, artigos de periódicos e teses. Integra a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do IBICT/CNPq, tendo cadastrado em 2018, 11.365 títulos que podem ser acessadas integralmente em formato PDF pela internet. O repositório conta também com 9.682 artigos científicos disponibilizados na integra. Participa dos sistemas nacionais e internacionais de informação e documentação na área agrícola, bem como do Catálogo Coletivo Nacional de Periódicos. E faculta o empréstimo entre bibliotecas, que é um importante recurso no compartilhamento de acervos, pelo qual as instituições procuram atender ao usuário por meio de convênios de intercâmbio.

Dentre os serviços oferecidos, destacam-se: comutação bibliográfica, levantamento bibliográficos de assuntos específicos, catalogação na fonte, normalização de publicações, permuta e doação com mais de 1.700 instituições nacionais e estrangeiras cadastradas, empréstimos de publicações, treinamentos, cursos e orientações individuais aos usuários.

O horário de funcionamento, o telefone e o e-mail de contato dos vários setores da biblioteca central podem ser conferidos no seguinte link http://www.bbt.ufv.br/?page_id=25

A atual estrutura organizacional da Biblioteca Central, implementada desde setembro de 2013, compreende: Direção, Direção Assistente, Conselho de Biblioteca, Seção de Expediente, Seção de Apoio Administrativo, Serviço de Processamento Interno, Seção de Seleção e Aquisição, Seção de Catalogação e Classificação, Seção de Acervo Digital, Serviço de Referência e Atendimento ao Público, Seção de Circulação e Empréstimo I – manhã, Seção de Circulação e Empréstimo II – tarde, Seção de Circulação e Empréstimo III – noite, Encarregado do controle noturno. Conta com 11 (onze) servidores bibliotecários- documentalistas, aproximadamente 60 (sessenta) servidores técnico administrativos efetivos (diversos cargos), que são responsáveis pelo seu funcionamento bem como pelo atendimento aos usuários. O serviço de limpeza e higienização é terceirizado e conta com 12 funcionários.

A proteção, a segurança e o controle do acervo são feitos por meio do controle de acesso dos usuários com catracas de identificação biométricas, leitoras de código de barras e teclado, um sistema de monitoramento através de 32 câmeras e um sistema com portões eletrônico de detecção magnética que permite o controle de entrada e saída de materiais do interior do prédio.

Para maiores informações consulte o regimento em: http://www.bbt.ufv.br/?page_id=224

BUSCA NO SITE

Endereço

Programa de Pós Graduação em Biologia Animal
Departamento de Biologia Animal
Universidade Federal de Viçosa
CEP: 36570-900 – Viçosa – MG
Email: posbioanimal@ufv.br
Tel: (31) 3612-5253

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress